Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tendências Pedagógicas

         Com o estudo de algumas tendências pedagógicas, denominadas em humanista, tradicional, tecnicista, escola nova, construtivista, libertadora e sócio-interacionista. Foi sugerido um trabalho interdisciplinar pelos professores de sociologia da educação e filosofia da educação, que nos fez refletir sobre a prática escolar em vários aspectos: aluno, professor, escola, educação, ensino e aprendizagem, metodologia, avaliação e sociedade. Após o reconhecimento destas tendências aprimoramos o estudo, compreendendo e reconhecendo suas diferenças e semelhanças que contribuirão para a formação das futuras pedagogas.

         Sugestões de Referências:

ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1996.
BECKER, Fernando. Educação e construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
DELGADO, Evaldo Inácio. Pilares do interacionismo: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ferreiro. São Paulo: Érica
MATUI, Jiron. Construtivismo: Teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 2005.
MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1986.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Editora Autores Associados, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário